Entrevista com Pr. Alejandro Bullón - Qual o Verdadeiro Dia de Repouso?

sexta-feira, 10 de maio de 2013

 
QUAL O VERDADEIRO DIA DE REPOUSO?

PR. ALEJANDRO BULLÓN
[LEIA ESSA ENTREVISTA COM O CORAÇÃO ABERTO PARA DEUS]




Pr. Williams Costa Jr. - Pastor, qual é o fundamento bíblico, que nós temos, para o verdadeiro dia de guarda? Qual o verdadeiro dia de repouso?

Pr. Alejandro Bullón - Para esta resposta, teríamos que ir ao início da criação deste mundo. No capítulo 2 do livro de Gênesis, versículos de 1 a 3, diz: "Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.". Você sabe que Deus não se cansa, nem se fadiga. Portanto, se Ele descansou no Sábado não era porque estava cansado. Deus tinha outro propósito que nós, como cristãos, precisamos entender. Em segundo lugar, o texto bíblico diz que Deus abençoou o Sábado. Ora, se Deus abençoa alguma coisa, esta coisa passa a ser bendita. E não fica só nisso, o texto diz também que Deus santificou o Sábado, portanto, o Sábado passou a ser um dia santo. Um dia Moisés estava no deserto e de repente viu uma sarça ardendo. Então, Moisés se aproximou e ouviu uma voz que dizia: "Moisés, tira a sandália dos teus pés, porque a terra que pisas é terra santa." (Êxodo 3:5).

Ora, se Moisés devia ter cuidado ao pisar em terra santa, muito mais deveríamos nós, seres humanos, ter cuidado em mexer em um dia, que Deus diz, é um dia santo. Por outro lado, para confirmar tudo isto, veja Êxodo 20:8. No capítulo 20 de Êxodo estão os dez mandamentos de Deus, e no coração destes dez mandamentos, diz: "Lembra-te do dia de Sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra." O Sábado é o dia do Senhor.

Pr. Costa Jr. - Talvez você seja a pessoa que nos escreveu perguntando: "- Tudo indica que o Sábado foi dado para os judeus, e eu não sou judeu. Por que tenho que guardar o Sábado?"

Pr. Bullón - Quando o Sábado foi estabelecido, na criação, não havia judeus. Foi criado Adão, o ser humano. Os judeus apareceram muito tempo depois. Portanto, se o Sábado tivesse aparecido quando os judeus apareceram, então o Sábado seria para os judeus. Mas, o Sábado foi estabelecido com a criação do ser humano. Por outro lado, aqui em S. Marcos, capítulo 2, versículo 27, diz assim: "E acrescentou: o Sábado foi estabelecido por causa do homem..." Não foi por causa dos judeus. Portanto, pela Palavra de Deus, o Sábado é um dia estabelecido para o ser humano, e não para os judeus.

Pr. Costa Júnior - Quem sabe você diga: "- Está tudo bem, estou ouvindo o que está na Palavra de Deus, mas eu sou cristão, sou seguidor de Jesus e guardo o Domingo. E uma das razões pelas quais eu guardo o Domingo é porque Jesus foi perfeito. Ele cumpriu a Lei e Ele pregou a Lei na cruz. Pastor Bullón, há necessidade de continuar guardando a Lei, apesar de Jesus ter feito Seu sacrifício na cruz?

Pr. Bullón - Muitos cristãos acham que depois da morte de Cristo já não se deve guardar mais o Sábado, porque Cristo cravou na cruz os mandamentos de Deus. Em primeiro lugar, não há base bíblica dizendo que Jesus cravou na cruz os mandamentos de Deus. Jesus cravou na cruz todas as festas do povo de Israel, que apontavam para a Sua vinda, como o sacrifício do cordeiro e a circuncisão. Muitas das festas, cerimônias e leis cerimoniais do povo de Israel tinham como objetivo anunciar que Jesus viria para morrer na cruz do Calvário, pelos nossos pecados. Agora, uma vez que Jesus veio, para que sair sacrificando cordeirinhos se o Cordeiro de Deus já fôra sacrificado? A circuncisão, as festas, as luas novas, as festas religiosas de Israel, tudo isto chegou ao fim porque, isto sim, Jesus cravou na cruz do Calvário. Agora, os mandamentos de Deus, estes não! Então, como eu posso saber, pela Bíblia, que depois da morte de Cristo, os Seus discípulos ainda continuaram guardando o Sábado? Muito simples: em S. Lucas, capítulo 23, a partir do versículo 50, está relatado como José de Arimatéia foi reclamar o corpo de Cristo. Cristo já estava morto.

Dentre as pessoas havia algumas mulheres. Diz assim, no capítulo 23, versículos 54 e 55: "Era o dia da preparação, e começava o Sábado. As mulheres que tinham vindo da Galiléia com Jesus, seguindo, viram o túmulo e como o corpo fora ali depositado. Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no Sábado, descansaram, segundo o mandamento." (Lucas 23:54-56). Ou seja, Jesus já havia morrido, e no Sábado, o primeiro Sábado após a morte de Cristo, as mulheres ainda continuaram guardando o mandamento do Sábado.

Pr. Costa Júnior - Pastor, que mulheres eram estas?

Pr. Bullón - Maria Madalena e Maria, mãe de Jesus, discípulas de Jesus.

Pr. Costa Júnior - O que o Senhor está dizendo é que Maria, a mãe de Jesus, guardava o Sábado?

Pr. Alejandro Bullón - Certamente. Ela continuava guardando o Sábado. A Bíblia está cheia de referências de que Jesus guardou o Sábado quando viveu nesta Terra. E quem quer ser cristão, quer seguir a Jesus. Porque cristão é aquele que faz o que Jesus fez. E em S. Lucas 4:16, diz: "Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num Sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler." Era costume de Jesus, no Sábado, ir à igreja para congregar.

Pr. Costa Júnior - Então Jesus guardou o Sábado?

Pr. Bullón - Certamente. Mas os discípulos de Jesus, depois da Sua morte, continuavam ainda guardando o Sábado. Não somente as mulheres. Veja o que diz o livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 18, versículo 1: "Depois disto, deixando Paulo Atenas, partiu para Corinto. ... E todos os Sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos." Mesmo Paulo, que não foi discípulo de Jesus, pois se converteu depois, quando guardava o Sábado, já se havia passado anos. Paulo disse que quando chegou a Corinto, foi aos Sábados, à sinagoga: "E todos os Sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos." (Lucas 18:4).

Muitos dizem assim: "Sim, Pastor, é que Paulo ía aos Sábados à sinagoga porque ele queria evangelizar os judeus, e os judeus só poderiam ser encontrados aos Sábados, portanto, Paulo não guardava o Sábado, ele ía para encontrar os judeus. No entanto, o texto bíblico diz : "Todos os Sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos." (Lucas 18:4). E os gregos não guardavam o Sábado, portanto, Paulo não ía por causa dos judeus, ele ía porque reconhecia que o Sábado era o dia do Senhor.

Pr. Costa Júnior - Alguns cristãos dizem assim: "Jesus Cristo é o Senhor da minha vida e é um Deus vivo, e como cristão, eu celebro a vida que eu tenho Dele, porque Ele é um Deus vivo. Ele ressuscitou dos mortos, Ele morreu para me salvar, e Ele ressurgiu e eu celebro o dia da Sua ressurreição." Existe um fundamento bíblico para nós guardarmos outro dia que não o Sábado, seja qual for a razão?

Pr. Bullón - Existe uma declaração no livro de Hebreus, capítulo 4, versículos 4, 5 e 9 que diz: "Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera. E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso. ...Portanto, resta um repouso para o povo de Deus." (Hebreus 4:4, 5 e 9). Isto quer dizer que, para a Igreja de Deus dos nossos dias, continua a existir um dia de repouso. A Bíblia está cheia de textos, de versículos que falam do Sábado, da santidade do Sábado, Jesus guardou o Sábado, as mulheres, após a morte de Cristo, continuaram guardando o Sábado, Paulo continuou guardando o Sábado. O autor de Hebreus disse que resta um dia de repouso para nós, hoje. Mas, na Bíblia não há um versículo sequer que diga que porque Jesus ressuscitou no Domingo, o Sábado agora não é mais o dia de repouso, que o Domingo passou a ser o dia de repouso. Ora, Pastor Williams, se eu encontrasse, na Bíblia, um só versículo que dissesse isso, eu seria o primeiro a começar a guardar o Domingo. Mas, eu não encontro nenhum versículo, na Bíblia, ninguém pode encontrar nenhum versículo na Bíblia que diga: "Agora o Sábado não é mais o dia santo, agora é o Domingo." Não há. Em contrapartida, existem em abundância, textos falando que o Sábado é o dia santo.

Pr. Costa Júnior - Mas, se na Bíblia existem tantos versículos, tantas passagens dizendo que o Sábado é o dia de descanso, é o dia de guarda, por que as pessoas guardam o Domingo?

Pr. Bullón - Cada um tem o seu motivo. Eu acredito que muitos cristãos sinceros acreditam que porque Jesus ressuscitou no Domingo, eles têm que guardar o Domingo. É uma maneira bonita de homenagear a ressurreição de Cristo, e eu também fico feliz porque Jesus ressuscitou num Domingo. Já pensou se Jesus tivesse morrido e nunca tivesse ressuscitado, o que seria da cristandade? Mas, Jesus ressuscitou, temos um Deus vitorioso. Só que isto não justifica, pois ninguém pode de repente, tomar um dia e dizer: "de agora em diante, por este motivo, este dia passa a ser santo". A Bíblia não dá autorização para isto a ninguém. Por outro lado, quando pesquisamos a história da igreja, vemos que quando Cristo morreu, ressuscitou e foi para os céus, não somente a igreja cristã guardava o Sábado, os judeus também guardavam o Sábado. Cristãos e judeus guardavam o Sábado, e naquela época, os judeus se levantaram contra os romanos. E os romanos começaram a perseguir os cristãos. E a ordem do imperador era: '- Vão a Jerusalém e matem todos os judeus!' E os soldados questionavam: 'Mas, em Jerusalém mora muita gente, como vamos saber quem é judeu e quem não é?'. E a resposta foi simples: "Quem guarda o Sábado é judeu!" Agora, eu aceito isto de um imperador romano, que era um pagão que não sabia nada! "Quem guarda o Sábado é judeu". E os soldados iam lá e matavam todo mundo que guardava o Sábado. Só que não eram só os judeus que guardavam o Sábado, os cristãos também guardavam o Sábado. Então o que aconteceu? Os cristãos se reuniram e disseram: "Olha, estamos sofrendo muito, porque guardamos o Sábado. Estão nos confundindo com os judeus, estamos morrendo inocentemente. Alguém deve ter levantado a mão e dito: "Então, por que não mudamos alguma coisa, Jesus ressuscitou no Domingo, por que não começamos a guardar o Domingo? E então evitamos um problema inútil, porque só por guardarmos o Sábado, estamos morrendo. E eles, talvez levados pelo motivo de temor, deixaram de guardar o Sábado e passaram a guardar o Domingo. Porém, na História, descobrimos que houve um imperador romano, chamado Constantino, que tornou-se cristão, mas com uma condição: Ele disse: "eu vou me tornar cristão, mas junto comigo, eu quero trazer muitas coisas nas quais acredito." Constantino guardava o Domingo. No dia 7 de março do ano 321 ele promulgou o mais antigo decreto obrigando a observância do Domingo. Vejam que guardar o Domingo como dia santo. É um legado que vem do paganismo, de Constantino. Isto não tem fundamento na Bíblia. Não há um versículo na Bíblia que diga que o Domingo é o dia do Senhor.

Nós temos que ser honestos com Deus, por mais difícil que pareça, temos que ir a Deus, e ver que realmente não há nenhum fundamento bíblico para guardar outro dia que não seja o Sábado.

Pr. Costa Júnior - Você pode estar dizendo: "-Tudo bem, Pastor Bullón, eu estou vendo, pela Palavra de Deus, que o Sábado é o dia de guarda. Mas o Senhor não acha que é um pouco de capricho de Deus que tenha que ser o Sábado? Por que não pode ser quinta-feira, segunda ou por que não pode ser o Domingo, por que tem que ser o Sábado?

Pr. Bullón - Eu não sei. Nós teríamos que perguntar a Deus porque tem que ser o Sábado. Agora, eu sei de uma coisa: quando você se apaixona por uma pessoa, quando você ama realmente uma pessoa, o que você mais quer fazer é a vontade da pessoa que você ama. Quando você está enamorado de sua noiva, você trata de adivinhar que cor ela gosta para comprar um vestido. Você não compra o vestido que você gosta, que você quer, você compra o vestido que ela gosta, que ela quer. Quando você decide comprar um chocolate, não é o chocolate de que você gosta, que você oferece para ela, mas o chocolate que você sabe que ela gosta. Então, se eu digo que amo a Deus, eu deveria fazer as coisas que eu quero, ou deveria averiguar o que Deus quer? E quando eu vou à Sua Palavra, eu encontro que esta é a vontade de Deus. Agora, por que esta é a vontade de Deus, por que Ele não escolheu terça, quarta ou quinta? Eu não sei. Deus não me disse porque. Eu só sei que o Sábado continua sendo uma espécie de selo, uma espécie de pacto de fidelidade com o meu Deus. E eu não tenho motivo para deixar de fazer a vontade de quem fez tanto por mim. Olhe, Jesus fez tanta coisa na minha vida, eu sou tão grato a Ele, porque um dia me encontrou , me transformou, Ele colocou paz em meu coração. Ele me deu um lar, uma família feliz. Ele me deu uma igreja tão linda. Amigos maravilhosos. A vida, a saúde. Eu viajo, corro, entro e saio e nunca me sinto mal disto ou daquilo. São tantas coisas para agradecer a Deus! Por que eu teria que discutir com Deus? Se Ele me pede isto , por que argumentar, por que questionar? Agora, que é difícil, não vou dizer que não, porque aqueles que querem ser fiéis a Deus, vão ter que andar na contramão da vida, porque ... tente guardar o Sábado! Todo vestibular, cai no Sábado. Todo concurso público, cai no Sábado. Então, o que acontece? Para o comércio, o melhor dia é o Sábado. Quem quiser obedecer a Deus, hoje, vai ter que andar na contramão da vida! Então, talvez seja mais fácil acomodar a Bíblia e dizer: "Não, Jesus ressuscitou mesmo no Domingo, isto e aquilo. Agora, por quê? Porque é mais fácil guardar o Domingo do que o Sábado. No entanto, o texto bíblico é bem claro: "É mister obedecer a Deus antes do que aos homens." (Atos 5:29). O próprio nome Domingo quer dizer muita coisa, Williams, você que fala inglês, como se diz Domingo em inglês?

Pr. Costa Júnior - 'Sunday.'

Pr. Bullón - E o que quer dizer 'Sunday'?

Pr. Costa Júnior - 'O dia do sol.' E não é somente em inglês, em alemão também. Eu não falo alemão, mas em várias línguas a palavra Domingo significa o dia do sol.

Pr. Bullón - Exato! Não é o dia de Deus, é o dia do sol. Então, por que discutir tanto com Deus, num assunto como este? Não vejo motivo para isto. Algumas pessoas dizem assim: "Mas, Pastor, é apenas um detalhe!" . Olha, uma obediência não é um detalhe. Quando Deus diz 'não matarás', nós podemos matar só um pouquinho? Quando diz 'não roubarás', nós não podemos roubar nem um real. Com Deus não há brincadeiras. Deus diz: "Filho, dá-me o teu coração." (Provérbios 23:26). Agora, se você me der seu coração, com certeza seus pés andarão nos Meus caminhos. É indiscutível.

Pr. Costa Júnior - Talvez você esteja, biblicamente, convencido de que o Sábado é dia de guarda, você se dispõe, em seu coração, a guardar o Sábado. Talvez você esteja tentando guardar o Sábado, talvez você seja uma pessoa que está desempregada por causa do Sábado. Talvez você tenha sido maltratado, por sua família, por causa do Sábado, talvez você tenha enfrentado sofrimento, por causa do Sábado... Pastor Bullón, que palavras o Senhor teria, para estas pessoas que têm sofrido por causa da guarda do Sábado, pela obediência à vontade de Deus?

Pr. Bullón - Em primeiro lugar, eu gostaria de ressaltar algo que precisa ficar bem claro em nossa mente: ninguém guarda o Sábado para salvar-se. Se você acha que tem que guardar o Sábado para se salvar, você está perdido. Porque não existe salvação pela guarda do Sábado. Não existe salvação por obras, a salvação existe unicamente pela graça maravilhosa de Jesus. Você não precisa fazer isto ou aquilo, você não precisa guardar a Lei ou os Mandamentos, deixar de comer isto ou aquilo, para salvar-se. Tudo o que você precisa fazer para salvar-se é ir a Jesus, ajoelhar-se diante Dele e dizer: "Senhor, estou perdido, estou acabado!" Agora, uma vez que Ele o salvou, você precisa viver uma vida de obediência, uma vida de salvação. Porque Jesus não o salvou, para você continuar vivendo uma vida de pecado. Ele o salva para você sair desta vida. Portanto, não importa a dificuldade que apareça diante de você, o próprio Senhor que lhe deu as ordens, dará as forças necessárias, para você continuar fiel e obediente a Ele, custe o que custar, literalmente.


ORAÇÃO

Pai querido, há milhares de pessoas sinceras, neste momento, e queremos que o Teu amor alcance cada uma delas, respondendo as suas orações segundo as necessidades do coração: há pessoas tristes, enfermas, desempregadas, lutas terríveis na família. Tu que és um Deus poderoso, toca a vida destas pessoas. Mas, esta manhã, depois de estudarmos este assunto delicado, ajuda-nos com humildade a ir à Tua Palavra e a submeter a nossa vontade à Tua vontade todo-poderosa. Em nome de Jesus, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário