Segunda 21 de outubro - Um lar entre nós

segunda-feira, 21 de outubro de 2013


Um dos meus temas favoritos dentro da Palavra de Deus é o Santuário. Se nos aprofundarmos na leitura vamos descobrir que ele é nada mais nada menos do que o resumo do plano da nossa salvação feito por Cristo.
 
Como estudante de pedagogia, afirmo com todas as letras: Deus é o maior pedagogo que existiu e existe. Para poder ensinar seu povo sobre suas verdades e projetos, Ele usou o recurso visual do Santuário.

E claro, como diz o verso principal dessa semana, Ele desejava que seu povo sentisse sua presença de uma forma bem real, por isso mandou que construissem o Santuário para habitar no meio do povo.

Além de tudo isso, o Santuário era a representação do amor e do perdão de Deus que mais tarde viria em carne, Jesus.
 
Recomendo que para todo trimestre que você estude o livro de Hebreus, ele explica perfeitamente a ligação do santuário com o plano da salvação.
 
Vamos aprender um pouco mais?
 
[Gabi]



“E farão um santuário para Mim, e Eu habitarei no meio deles. Façam tudo como Eu lhe mostrar [...]” (Êx 25:8, 9). O santuário provia um centro visível para a adoração ao único Deus verdadeiro. Ele fez com que a presença do Senhor fosse algo mais tangível, mais real para os israelitas. Tudo no santuário devia inspirar um senso de temor e reverência. Afinal de contas, esse era o lugar de habitação do Criador do Universo.

Todos os aspectos do tabernáculo deviam representar a presença desse Ser criador e santo. Apesar de ser construído por homens, o projeto era de Deus. Foi mostrada a Moisés uma representação do santuário do Céu, e o da Terra devia seguir o modelo do original. Tanto o santuário terrestre quanto o celestial tinham a ver com pecado e salvação.

As instruções detalhadas de Deus eram evidência de Sua Santidade e do desejo de santificar Seu povo (Lv 19:2). Elas ecoavam a ansiedade de um Deus amoroso, que deseja perdoar os pecados de Seus filhos em resposta ao arrependimento deles (Is 56:7). O Senhor desejava, mais do que perdoar, habitar entre eles.

Ainda hoje, Deus tem buscado um lar. Não mais em uma tenda ou templo, mas em nós, por meio de Seu Santo Espírito. E Ele não vai “descansar” até que esse lar tenha sido edificado (Sl 132:13, 14).

Todos os serviços do santuário tinham um significado espiritual profundo. Eles apontavam para Jesus Cristo, o Messias prometido, e Seu sacrifício na cruz do Calvário pelos pecados da humanidade perdida. O santuário terrestre era limpo com o sangue do sacrifício de animais, mas o celestial está sendo purificado com o sangue perfeito do Filho de Deus.
 
Qual é a principal razão para que o povo seja santo? Lv 19:2; 1Pe 1:14-16
 
Deus é Santo, nós somos suas criaturas, e Ele deseja que nós construamos através da atuação do Espirito Santo a nossa santidade, que vamos nos aperfeiçoando dia após dia. [Gabi]
 
A santidade de Deus nos transforma e separa para um objetivo especial. Sua santidade é a maior motivação para a conduta ética do Seu povo em todos os aspectos da vida (Lv 19), seja a observância das leis dietéticas (Lv 11:44, 45), a santificação do sacerdote (Lv 21:8) ou o abandono das paixões anteriores (1Pe 1:14). Obviamente, Deus deseja que cresçamos em santidade à medida que nos aproximamos dEle. Essa mudança só pode acontecer mediante a submissão da nossa natureza pecaminosa e disposição para fazer o que é certo, independentemente das consequências.
 
Randiz Dee Nicholas | Cassada Gardens, St. John’s, Antigua

Nenhum comentário:

Postar um comentário