Quinta 24 de outubro - Santo ao Senhor

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

 
Animados para o estudo da lição? Não??!!!! Então vamos lá, levante-se, estique seu corpo, tome um copo de água, mexa o esqueleto. Ah! e pra dar uma animada básica na vida, antes de estudarmos a lição, veja o vídeo abaixo, motive-se, sorria, faça outras pessoas sorrirem:

 
Agora que você está com um sorriso lindo no rosto, vamos estudar?
"... a alegria do Senhor é a vossa força."
Neemias 8:10
 

Santo ao Senhor

 

 
Quando o santuário foi construído, a intenção de Deus era estar num lugar santo onde Ele pudesse habitar com Seu povo. Ele queria também que cada item do santuário fosse santo e consagrado a Ele (Êx 40:9, 10). Deus indicou claramente aos israelitas que Ele desejava que eles buscassem a santidade demonstrada em Seu caráter (Lv 19:2). A mesma admoestação foi dada à igreja cristã primitiva, e é dada a nós hoje. 1Pedro 1:13-16 fala da santidade que Deus espera de nós. Hoje, Deus quer que todos os aspectos de nossa vida sejam “ungidos” e consagrados a Ele. Com a força que Ele dá, todos nós podemos iniciar nossa jornada em direção à santidade. Os três itens abaixo nos ajudam a compreender o que significa ser “santo ao Senhor” (Dt 7:6, ARA).
 
Deus é santo. A santidade de Deus é perfeição absoluta (1Sm 2:2). Ele é diferente de todos os seres criados e coisa alguma pode ser comparada a Ele. Não existe, definitivamente, vestígio algum de pecado em Seu divino caráter. Todas as Suas características são santas – Seu amor, Sua misericórdia, Sua graça, e até mesmo Sua ira. Compreender a santidade de Deus está além da mente humana. Por isso, precisamos apenas aceitá-la.*
 
Devemos ser santos. Deus quer que sejamos diferentes daqueles que não O servem. Devemos ser “separados” porque somos Seu povo escolhido. Como cristãos, levamos o nome de Cristo, e devemos refletir a santidade desse nome (1Pe 2:9). Deus nos chama para ser exemplos no mundo, mostrando aos outros um jeito melhor de viver, de acordo com a ética divina (Mq 6:8).
 
Podemos nos tornar santos. Enquanto a perfeição de Deus é absoluta, a nossa é relativa. Somos santos na medida em que nos relacionamos com Ele. Precisamos crer em Cristo, aceitar Seu sacrifício pelos nossos pecados e saber que somente Seu sangue pode nos salvar. Devemos permitir que Ele nos separe para uso sagrado, assim como os utensílios do santuário – ungidos e consagrados para o serviço de Deus.
 
* Jerry Bridges, The Pursuit of Holiness (Colorado Springs, Colo.: NavPress, 2006), p. 21, 22
.
Leia o Salmo 73:1-17. Que ideias Asafe obteve depois de entrar no santuário?
 
No Salmo 73, Asafe abordou o problema do sofrimento. Ele não conseguia entender o aparente sucesso dos ímpios (v. 4-12) enquanto os fiéis eram afligidos. Ele mesmo quase escorregou (v. 1-3), mas entrar no santuário fez diferença para ele (v. 13-17). Ali Asafe pôde ver o mesmo poder e glória que Davi mencionou no Salmo 63:2 e reconhecer que as condições daquele momento um dia mudariam e a justiça seria feita. Ele pôde refletir novamente sobre a verdade e receber a reafirmação de que os ímpios estão em terreno escorregadio (Sl 73:18-20) e os fiéis estão seguros (v. 21-28).
 
 
- De que maneira você pode se tornar um utensílio consagrado ao serviço de Deus?

- Em sua opinião, o que significa, na prática, ser santo?
 
Nickeza Jones-Wilson | Judy Piece, Montserrat, Caribe

Nenhum comentário:

Postar um comentário